terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

The Specials relança e lança

Para comemorar o retorno da banda (que aconteceu em 2008), os britânicos The Specials relançaram no ano passado o seu primeiro LP, em vinil 180g. E neste ano, no dia 1º de maio, lançarão o DVD “30th Anniversary Tour”, que incluirá um show feito no dia 10 de novembro de 2009, no Wolverhampton Civic Hall e imagens de bastidores e ensaios para essa turnê.

Como a minha intenção é focar no relançamento do LP, vamos deixar para comentar sobre o DVD quando ele sair.

O primeiro LP da banda é um álbum homônimo, que marcou a criação do estilo 2 Tone e que também incorporou ao som, além do ska tradicional, o estilo mod (muito divulgado pelo The Who nos anos 60).

O excelente, inovador e importantíssimo primeiro registro dos Specials, foi produzido pelo também influente Elvis Costello e foi lançado originalmente em outubro de 1979, através do selo 2Tone Records (de Jerry Dammers, ex tecladista da banda).

A edição limitada de “The Specials” contém quinze faixas e quatro delas, são covers ou versões: “Monkey Man” (hit de 1969, da banda Toots & the Maytals), “Too Hot” (lançada em meados dos anos 60, por Prince Buster), “A Message to You, Rudy” (um single de 1967 feito por Dandy Livingstone, que contou com a participação de Rico Rodriguez na sua versão original e que também participa da versão dos Specials) e “You’re Wondering Now” (originalmente da também lendária banda de ska, The Skatalites).

Mesmo assim, é impossível não ficar impressionado com todas as músicas (e principalmente com as linhas de baixo) compostas pela banda ao longo de todo o álbum. Os arranjos, as melodias, as letras e seus temas, tudo chama atenção.

Por mais que o som criado pela banda tenha sido algo “alegre”, “pra cima”, o foco das letras dos Specials é sobre a pobreza e a decadência urbana. Coventry (Reino Unido), nos anos 70, poderia ter sido um lugar muito perigoso para viver. Lynval Golding (responsável pelas guitarras rítmicas da banda) comentou uma vez: "Foi um dos lugares mais violentos da Inglaterra naquela época." E adicionou: "Correndo de brigas nas ruas... 'Concrete Jungle'? Nós vivemos realmente isso." Música que se encontra nesse LP e onde há a citação “concrete jungle, it ain't safe on the streets.

(Aliás, Terry Hall admite que ele se sente um pouco desapontado com os artistas de hoje em dia. Segundo ele: "Não há mais rebelião. Eu vejo as bandas hoje e eu penso, 'o que você tem a dizer? Por que você está incomodado?'")

Meu destaque vai para a música (que foi um dos singles do LP) "Too Much Too Young" (que alcançou o primeiro lugar nas paradas britânicas quando foi lançada). O tema é nada mais nada menos que o aborto, um dos assuntos que geram polêmica até mesmo nos dias de hoje.


Portanto, a minha dica é: Escute esse LP e preste atenção nele como um todo. Tudo tem um motivo; uma razão; uma explicação e apesar dos temas fortes, consegue ser um registro bem divertido e dançante (que inclusive, sempre foi a intenção deles).

Você pode comprá-lo aqui.

Conheça um pouco sobre a carreira dos Specials

Os Specials surgiram em 1977, primeiramente sob o nome The Coventry Automatics e consecutivamente The Special AKA.

O line up original permaneceu junto de 1977 a 1984 e após mais de vinte anos de separação, a banda (com exceção de Jerry Dammers) voltou a fazer performances, estreando no Bestival, em 2008. Em seguida, foram para a estrada, fazer uma turnê por todo o Reino Unido durante o mesmo ano.

Com esse mesmo line up, os Specials só lançaram dois álbuns: "The Specials", em 1979 e o "More Specials", em 1980.


Um dos hits da banda, “Ghost Town”, que não se encontra em nenhum dos álbuns citados, foi lançado em 1981, um dia depois dos tumultos generalizados, terem explodido no Reino Unido. A música levou um ano para ser escrita por Jerry Dammers e fala sobre essa agitação social e sobre a população arruinada.

Logo em seguida, três membros dos Specials - Terry Hall, Neville Staple e Lynval Golding - deixaram a banda para formar a Fun Boy Three, uma banda de new wave, que durou apenas por dois álbuns e dois anos.
Assista aqui ao último single da Fun Boy Three, lançado em 1983:


Hoje em dia, podemos observar quão influentes os Specials foram e continuam sendo. Artistas como Lily Allen, Alex Turner, Jamie T, Amy Winehouse, No Doubt e Kasabian, já fizeram covers e/ou versões de algumas músicas e alguns também já tiveram as ilustres presenças de alguns membros da banda em seus shows.

Pode-se dizer que de todos esses artistas citados, a Lily Allen foi a grande responsável por trazer os Specials à ativa novamente. Na época do lançamento do seu primeiro CD, "Alright, Still..." (2006), ela gravou um cover de “Blank Expression” e convidou Lynval Golding e Terry Hall para tocar com ela em algumas apresentações. Além de “Blank Expression”, Lily também já fez cover de “Gangsters”. Veja os vídeos (com os dois integrantes dos Specials citados acima):




Hall disse uma vez que ter feito alguns shows com Golding nessa época, foi o que realmente inspirou a volta da banda. Além disso, Hall contou que o retorno dos Pixies e a turnê "Smile", do (eterno Beach Boy) Brian Wilson, também o inspiraram.

A história da banda também conta com alguns acontecimentos bem pesados:


Em seu auge, os shows dos Specials foram marcados pela violência. Hall e Dammers foram presos e acusados de incitação ao motim, após um confronto sangrento e particular entre fãs e seguranças, em Cambridge.

Após esse incidente, a banda anunciou que então, pararia de fazer turnê. Horace Panter, o baixista (que inclusive, depois desse ocorrido largou de vez a indústria musical e passou então a dar aulas de artes para crianças especiais) explicou: "Você está neste incrível e fantástico grupo, fazendo essa linda música e você não pode tocá-la porque há pessoas batendo nos outros."

The Specials fará 33 anos em 2010 e boa parte deles foram marcados por separações, tumultos e acontecimentos realmente históricos.
Contudo, a magia da banda continua viva e mais do que nunca, seus fãs permanecem emocionados, como uma vez Golding compartilhou: "Nós tocamos em Sheffield, em 2008 e eu vi um cara chorando e socando a parede. Eu então fui perguntar o que estava acontecendo com e ele disse, 'Eu tenho 45 anos e eu nunca pensei que pudesse ver os Specials de novo.'"


Assista "Monkey Man", filmado durante um show da turnê do ano passado:


Confira um vídeo de Amy Winehouse (que já fez diversos covers de músicas dos Specials), cantando “You’re Wondering Now”:


E ouça um cover de “Too Much Too Young” gravado pela banda, também britânica, Kasabian:




Por: Angélica Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário