terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

“Plastic Beach”, o novo álbum do Gorillaz, é o trabalho mais pop de Damon Albarn


O terceiro álbum de estúdio da banda britânica Gorillaz, já está com nome definido, assim como as datas para o seu lançamento.

"Plastic Beach" (que sucede o álbum “Damon Days”, de 2005 e sua coletânea de lados B, chamada “D-Sides”, lançada em 2007) chegará às lojas no dia 3 de março no Japão, dia 8 de março na Europa e dia 9 de março nos Estados Unidos. O álbum, que foi gravado entre 2008 e 2009, terá 16 faixas e conta com a participação de alguns artistas de peso, como: De La Soul (que já havia trabalhado com o Gorillaz na música "Fell Good Inc.", lançada em 2005), Snoop Dogg, Lou Reed (The Velvet Underground), Mick Jones e Paul Simonon (The Clash).

O single escolhido para ser o primeiro de estréia do novo registro de inéditas do Gorillaz, foi a música "Stylo" (onde Bobby Womack, que começou sua carreira no Valentinos e o rapper e ator Mos Def, que veio ao Brasil em 2006 para gravar um documentário com MV Bill, participam).
No dia 26 de janeiro, “Stylo” foi lançada para download e postada no youtube através da conta da própria banda no site. Confira aqui.

Kelvin Mercer (mais conhecido como Posdnuos) é integrante do trio de hip hop De La Soul e contribuiu também para este novo álbum. Recentemente, ele disse o que achou sobre o novo material do Gorillaz: “De acordo com o que temos escutado, esse trabalho soa surpreendente. Para mim, honestamente, soa melhor que o último álbum (Damon Days).

A banda postou em seu site a seguinte mensagem explicativa, sobre o álbum: “Nos mudamos para um novo local, gravamos em uma ilha flutuante bem distante no Pacífico Sul - um quartel general em uma praia de plástico - feita dos detritos e restos da humanidade.” E ainda adicionaram: “Essa praia de plástico é o ponto mais longínquo de qualquer continente; o lugar mais deserto da Terra.

Se isso não foi suficiente para você entender, uma explicação melhor foi dada durante uma entrevista de Damon Albarn ao site Guardian. Ele contou que o título do álbum veio de uma praia vizinha a sua casa, em Devon (Inglaterra), que é lotada de garrafas plásticas.

Albarn também disse que este é o álbum mais pop que ele já fez em toda sua vida e que contou com toda a sua experiência para tentar, pelo menos, apresentar algo que tenha profundidade.

Suponho que o que eu fiz com este registro do Gorillaz, foi tentar me ligar com a sensibilidade pop... Tentando fazer as pessoas entenderem a essencial melancolia de comprar uma refeição pronta, feita em cargas de embalagens plásticas. As pessoas que assistem Fator X podem ter alguma ligação emocional com estas coisas; este detrito que acompanha o que parece ser a coisa mais importante nos olhos das pessoas, o voyeurismo das celebridades.

Albarn contou também que manteve boa parte da melancolia encontrada em Carousel (o outro e novo projeto do Gorillaz, com o designer Jamie Hewlett), tanto nas letras quanto nas melodias.

A tracklisting completa do CD “Plastic Beach” é a seguinte:

01 Orchestral Intro
(ft. Sinfonia ViVA)
02 Welcome to the World of the Plastic Beach
(ft. Snoop Dogg and Hypnotic Brass Ensemble)
03 White Flag (ft. Kano, Bashy, and the National Orchestra for Arabic Music)
04 Rhinestone Eyes
05 Stylo
(ft. Bobby Womack and Mos Def)
06 Superfast Jellyfish
(ft. Gruff Rhys and De La Soul)
07 Empire Ants
(ft. Little Dragon)
08 Glitter Freeze (ft. Mark E Smith)
09 Some Kind Of Nature (ft. Lou Reed)
10 On Melancholy Hill
11 Broken

12 Sweepstakes
(ft. Mos Def and Hypnotic Brass Ensemble)
13 Plastic Beach
(ft. Mick Jones and Paul Simonon)
14 To Binge (ft. Little Dragon)
15 Cloud of Unknowing (ft. Bobby Womack and Sinfonia ViVA)
16 Pirate Jet

Na versão “iTunes Deluxe LP”, ainda há mais duas faixas:

17 Pirate's Progress
18 Three Hearts, Seven Seas, Twelve Moons

Já a “Deluxe Edition” do CD, conta com a mesma tracklist encontrada na versão regular, porém, vem com um DVD que dá acesso a conteúdos exclusivos no site da banda: Vídeos ao vivo, making of do DVD + um vídeo extra online, acesso total ao jogo online “Plastic Beach” e acesso exclusivo a wallpapers, screensavers e um livreto de 16 páginas.

Todas essas versões de “Plastic Beach” já estão disponíveis para encomenda através do site oficial da banda.

Além da capa da edição “normal” do CD, também foi divulgada a capa da edição japonesa e da versão deluxe, respectivamente adicionadas abaixo:












Vale lembrar que o primeiro álbum do Gorillaz, homônimo, lançado em 2001, vendeu mais de 7 milhões de cópias e o já citado “Demon Days” de 2005, o segundo álbum da banda, vendeu 3 milhões, só no seu primeiro ano de lançamento. Juntos, esses álbuns já venderam mais de 12 milhões de cópias.

Abaixo, um vídeo promocional do novo álbum:





Por: Angélica Albuquerque

Um comentário:

Marcelo disse...

O Cd Plastic Beach é primoroso! Muito melhor do que vem sendo produzido hoje, principalmente, das "babas" (e aqueles que não se consideram "babas") que vêm dos EUA: Miley Cyrus? Justin Bieber? Soulja Boy? Tokyo Hotel? Meu Deus, o que é isso frente o álbum do Gorillaz e sua legião de convidados (lá estão alguns exemplos do verdadeiro rock, rap, world music & R&B que se deve escutar com a devida atenção). Pena que somos escravos dessa "bobajada" musical que somos forçados a escutar em todos os cantos. Música deve ser bom pra ouvido e pro coração - Plastic Beach do Gorillaz vem contribuir com isso!

Postar um comentário